terça-feira, fevereiro 12, 2008

Tatu. Ou lagarto.

Carne não é uma das minhas especialidades e por isso o desafio do tatu na panela de sexta-feira. Aos não gaúchos, explico o 'tatu':
- Cleusa, você pode colocar o lagarto na geladeira?
- Quê?
- O lagarto
- Eca! Onde?
- Ai, esquece: o tatu!
- Ah!

Lagarto é tatu. E ambos os nomes são terríveis. Mas enfim.

Deixe uma peça de mais ou menos 1kg marinando durante 2 horas em vinho branco com tomilho, sal, pimenta, louro e uma colherzinha de chá de canela.
Na panela de pressão, refogue uma cebola picada grosseiramente e um dente de alho. Deixe dourar um pouquinho e coloque o tatu-lagarto. Doure bem todos os lados e acrescente um tomate picado, o vinho da marinada e deixe secar. Depois coloque umas duas xícaras e meia de caldo de carne (naquela medida à olho antes de fechar a panela de pressão - que para mim é um momento sempre meio tenso, confesso - não muito cheia, nem vazia demais) feche a panela e deixe cozinhar por mais ou menos uma hora.
O molho fica com uma cor linda, escura e bem encorpado.
Fatie a carne.
Eu servi com um macarrão na manteiga com sálvia frita.
E no dia seguinte, o tatu-lagarto desfiado ainda vira um excelente sanduiche em pão cervejinha.

Como fotógrafa, sou uma ótima praticante de yoga e assim, vou abstê-los das mesmas. Às vezes, mil palavras valem mais que uma imagem.

4 comentários:

Ale Ber disse...

respondi pq vc tinha comentado a torta dela... beijo. depois mando a receita, que é baba. e deliciosa.

Ale Ber disse...

tatu, largato e vazio.... e vazio? o que me diz de vazio??? passei meses sem experimentar pq na minha cabeça era a pior parte do boi que estava lá na churrasqueira.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Nu essa estoria de lagarto e tatu me deixou enjoada hahahaha! Mas a sua receita parece otima!
Aprendi uma com uma cozinheira que eh mega simples e divina!!! Vou te passar:
Pegue uma peca de lagarto e nao marine (pode colocar alguns temperinhos, mas sinceramente, nao precisa). Corte cebola em rodelas o suficiente para preencher todo o fundo da panela de pressao (uns dois dedos de altura). Jogue 1 ou 2 cubos de caldo de carne. Coloque o lagarto por cima da cebola, um pouco de pimenta do reino e cozinhe na pressao. NAO coloque agua!!!!! Parece besta mas eh indescritivel, a carne cozinha na agua da cebola, fica super macia e saborosa!!!! Tenta fazer!

Beijocas