sábado, agosto 18, 2007

Efeitos de uma bebedeira portuguesa

Inspirada pela degustação de ontem e pela garrafa de vinho português que bebi praticamente sozinha no jantar, acordei com vontade de por a mão na massa. Seguem algumas receitas práticas e perfumadas:

Frango com ervas frescas



Tempere filés de coxas de frango desossadas com limão, sal, pimenta e temperos frescos, como sálvia, manjerona, alecrim e tomilho (que fica uma delícia torradinho no forno). Coloque uma batata com casca cortada em pedaços pequenos, regue com azeite e um pouco de sal grosso e leve ao forno, cobrindo a assadeira com papel alumínio. Depois de uns 20 minutos, quando o frango estiver cozidinho, retire o papel alumínio e deixe dourar. O cheiro das ervas frescas perfuma a casa e abre o apetite.


Rigatoni gratinado com ricota



A foto não ficou das melhores, mas a massa sim. Cozinhe um pacote rigatoni e recheie com a mistura de ricota, queijo ralado, sal e azeite (se quiser colocar salsinha, be my guest... eu é que não sou fã da folhinha). Cubra com molho branco e muitíssimo queijo ralado. Coloque no forno para gratinar.

Salaminho de chocolate




Esse foi pra agradar o marido! Derreta 275g de chocolate meio amargo com 100g de manteiga sem sal. Enquanto isso, esfarele 75g de bolacha maisena, pique 50g de nozes e a mesma quantidade de damascos (aqui, use sua imaginação e adicione amêndoas, pedaços de chocolate branco, pistache, etc). Misture tudo ao chocolate derretido e enrole numa folha de papel manteiga, formando um 'salaminho', fechando bem as extremidades. Deixe no congelador por 2 horas e depois, desembrulhe, cortando em fatias.
Se no momento de fatiar, o chocolate estiver quebradiço, deixe-o um pouco em temperatura ambiente.

Finalize com um chimarrão. Mas aí, a autoria já foi do marido.

7 comentários:

Anônimo disse...

Vão assistir ao filme: "sem reserva"!
é para vcs dois

Nurit disse...

Quero muito!!

Anônimo disse...

quero muito tambem!!!
Nu, só um parenteses, fico lendo seu blog e me identificando muuuuito, principalmente no que diz respeito ao nosso lado cozinheira (congelar bifes em files, programar o cardapio da semana, comprar uma comidinha pro marido, etc...) às vezes é difícil, mas eu AMO também! hehehehe

Ale Ber disse...

eu vi Sem reservas!!!! adorei. Me deu até vontade de ser meio amélia...

Nurit disse...

Si... É isso mesmo. Reclamamos de vez em quando mas no fundo, achamos uma delícia, né?

Alê: Tu? Acho que faz tempo que não nos vemos mesmo!!

Ale Ber disse...

é só vontade. e vontade passa rapidinho.... é só pensar em outra coisa

Nurit disse...

Ufa! Risos